Memento (2000)
Published quarta-feira, abril 20, 2005 by pauloabx | E-mail this post
SiteMais um regresso ao passado nos filmes, desta vez devido a uma promoção do DN do ano passado e à excelente campanha de venda dos filmes ex-aluguer da Blockbuster.
Neste filme, Guy Pearce é Leonard Shelby, um homem que sofre de um grave problema de perda de memória de curto-prazo. De facto, desde que sofreu um grave acidente (há quanto tempo?), Leonard não consegue gravar qualquer tipo de memória... Leonard aprende a viver com a sua condição, recorrendo à ajuda de vários auxiliares de memória (fotos, tatuagens, etc.) e da habituação através do condicionamento. Leonard procura vingança pelo homem responsavél pela sua condição, que também matou(?) e violou a sua mulher, na noite do tal acidente em sua casa, última memória que Leonard conserva. Todo o filme é visto como a vida de Shelby, uma vida a andar para trás... Sabemos sempre o que se vai passar mas nunca percebemos o que já se passou até então... Ao longo do filme, vamos-nos apercebendo das muitas pessoas que se aproveitam de Leonard e do seu problema peculiar... Um daqueles filmes em que qualquer pormenor que deixemos escapar pode ser a chave para todo o enigma... Um espectacular filme de Christopher Nolan, que conta com uma muito boa actuação de Guy Pearce. Vale a pena ver e rever...
Um filme que figura certamente entre o meu top 10.
Também figura claramente no meu Top 10 (e nisso tenho a agradecer-te, uma vez que foste das pessoas que me aconselhou este filme).
Só posso acrescentar que... vale a pena voltar a rever... outra vês.
[Já que falas nisso...]